segunda-feira, 8 de setembro de 2008

oãxelfeR|Reflexão

Aqui há tempos vi, a propósito dos Jogos Olímpicos, uma reportagem sobre o João Rodrigues (vice campeão do mundo de windsurf). Fiquei impressionado pelo espírito pouco ‘Jok’ que possui, e além disso registei uma frase que ele proferiu:
F
“É só por acaso que nenhum dos erros que cometi ao longo da vida seja punível com pena de prisão.”
F
Na altura não lhe dei grande importância, mas nesta fase de reorganização mental, que já não tem qualquer relação com o divórcio, e cuja conclusão parece tardar, fez sentido recupera-la (podem portanto não ter sido exactamente estas as palavras utilizadas). Pois é, que eu saiba, também nunca cometi nenhum crime, já erros…
Um amigo com quem pratico vela de vez em quando tem por norma, quando tem de decidir uma manobra, a seguinte máxima:
F
“Na dúvida, deixar tudo como está.”
F
Esta, foi também a minha, pelo menos até há cerca de 11 anos, altura em que me fez perder aquela que vim a considerar a maior oportunidade que desaproveitei. Não digo que se tivesse tomado uma iniciativa, os acontecimentos me tivessem sido favoráveis, digo apenas que permiti que o contexto mudasse antes de partilhar a minha vontade.
Passei mais de 1 ano a arrumar a casa, e como consequência deste processo adquiri uma nova máxima:
F
“Decidir e depois agir.”
F
Evidentemente, ao passar a correr riscos, passei de facto a errar (destaca-se a minha primeira mudança de emprego SHI!!!), mas passei também a alcançar metas que antes tão pouco pensava que o pudessem vir a ser.
Recentemente voltei a ter a mesma vontade, e no contexto actual (quem diria?) não estava obrigado ao silêncio.
Pensei, decidi e depois agi! No entanto a minha iniciativa não foi bem recebida, talvez pela forma como o fiz, quem sabe pela altura em que o tenha feito, ou mesmo por ter sido eu! (Como disse um dia a um amigo: "Azar o meu!") Na verdade estou satisfeito por ter tido esta iniciativa, estou no entanto receoso pelo efeito que possa ter tido. Vou confiar que seja simplesmente arrumada na ala Norte da sala de troféus!
Aproveitando a reorganização que tenho de empreender, acho que é altura de refinar a minha máxima, finalmente incluindo uma velha sugestão da minha irmã:
F
“Go with the flow”
F
Vou portanto passar a decidir, e depois agir... Ao sabor da corrente! (Ou pelo menos tentar.)
F
FAVio

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito profundo...
f( desculpa lá a interrpção mas a minha filha teve que escrever o f do seu nome pois está no meu colo)
...agora só falta passar à prática.
vai em frente que atrás vem gente.

Anónimo disse...

tanta MERDA para dizer uma dizer uma coisa tão simples:
"Pensar é passivo!"

Mike